Medicina / Enfermagem

Fissuras Mamárias e Pós-Parto

Como a LASERTERAPIA pode ajudar as mamães?

  • Tratamento e Prevenção de fissuras mamárias
  • Dor e cicatrização do períneo
  • Laserpuntura (exaustão,  inchaço, depressão pós-parto e estímulo da imunidade)
  • Fisioterapia: Pós-operatório de cirurgia cesária (cicatrização e recuperação nervosa) e dores lombares e cervicais

FISSURAS MAMÁRIAS
A amamentação é um momento mágico para a mãe e para o bebê. Além de todos os benefícios nutricionais e motores que a amamentação traz, o vínculo estabelecido entre mãe e filho são muito importantes para sua formação emocional.
O início da amamentação, no entanto, pode ser um tanto conturbado e algumas mamães apresentarem desconforto, fissuras, dor e sangramento nos mamilos. Esta condição não é normal e pode ser revertida principalmente através de orientações sobre a posição correta do bebê pegar o peito, higiene dos seios após as mamadas, tratamento de fungos e outras condutas que removem a causa das fissuras.


O tratamento com Laser de baixa intensidade, ou Laserterapia,  tem sido utilizado com sucesso no tratamento de feridas. Em mamilos lesionados, a Laserterapia entra como coadjuvante no tratamento por promover a aceleração da cicatrização, analgesia e modular a inflamação. Poucas aplicações já permitem o reestabelecimento da amamentação.  A aplicação do Laser é rápida, indolor e pode ser realizada diariamente até a remissão dos sintomas. Em média de 4 a 8 sessões são necessárias, e quanto antes iniciar o tratamento, melhor a resposta clínica.

Prevenção com LASER
A laserterapia pode ser utilizada para prevenir rachaduras nos mamilos se realizada no pós parto. A luz laser auxilia a “calejar” o mamilo aumentando a resistência da pele. O efeito secundário é o estímulo na produção de leite, tão desejado por muitas mamães!!

2. LASER NA ANALGESIA E CICATRIZAÇÃO DO PERÍNEO
O parto normal segundo a OMS é a forma mais indicada para o nascimento.  Entre suas inúmeras vantagens está a mais rápida recuperação da mulher após o parto. No entanto, o desconforto na região do períneo pós parto vaginal pode ser significativo, e ainda maior em situações onde a episiotomia for realizada.
Exercícios localizados, boa higiene, compressas frias entre outras recomendações ajudam a aliviar a dor e acelerar a cicatrização da região do períneo. Mas, é a Laserterapia que tem se mostrado uma ferramenta clinicamente eficaz para acelerar a cicatrização e principalmente reduzir a dor e desconforto na região do períneo. A irradiação é indolor, não encosta nos tecidos lesionados e deve ser feita de preferência diariamente até a remissão da dor. O alívio do incômodo pode ser imediato com o Laser.

3. LASERPUNTURA
A Laserpuntura é uma variação da técnica da acupuntura que utiliza a luz Laser no lugar das agulhas. A técnica segue a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa tratando diversas lesões de caráter sistêmico ou local. Os pontos de acupuntura são estimulados pela luz Laser de forma pontual e bilateral (em ambos os lados do corpo).
A Laserpuntura é indicada para todas as idades. Crianças, pacientes debilitados, pacientes que tem medo de agulhas e regiões lesionadas também são beneficiados pela técnica.

Acupuntura sem agulhas. Laserpuntura usa o laser (luz).

No pós-parto, podemos indicar a Laserpuntura para:
– cansaço extremo
– inchaço
– melhora da imunidade geral
– depressão pós-parto

4. FISIOTERAPIA A LASER
A Fisioterapia a Laser consiste na irradiação com Laser em baixa intensidade (Laserterapia) sobre as áreas de injúria muscular, articular e óssea. A forma como os tecidos respondem à uma agressão é através do processo inflamatório, essencial para a regeneração dos tecidos.
A Laserterapia tem sido estudada desde a década de 60 e o seu principal efeito é a modulação da resposta inflamatória. A vantagem, no entanto, é sua ação local e sem efeitos colaterais mesmo se a aplicação for contínua. “Energeticamente” falando, a regeneração dos tecidos demanda energia.
No entanto, geralmente os pacientes lesionados apresentam deficiência nutricional e imunológica, dificultando ou retardando a regeneração tecidual. A  Laserterapia vem contribuir para a regeneração tecidual, uma vez que fornece uma energia externa e extra ao tecido lesionado favorecendo sua regeneração.
Com a energia extra, o processo inflamatório é controlado, as células tem energia para regenerarem da melhor forma possível e, dependendo da lesão, a cicatriz pode até desaparecer. A qualidade dos tecidos envolvidos na regeneração com Laser é superior a regeneração sem o Laser.
No pós-parto, indicamos a Fisioterapia Laser para as dores na coluna cervical e lombar, dores musculares, pós operatório de cirurgia cesárea, incluindo a recuperação nervosa e restabelecimento da sensibilidade na região operada.

ENTRE EM CONTATO – NÓS INDICAMOS UM PROFISSIONAL PRÓXIMO A VOCÊ!  (19) 3291.9996

Saiba Mais

ILIB

O que é ?
Intravasculas Laser Irradiation of Blood ou ILIB é um procedimento no qual o sangue é exposto à luz LASER por razões terapêuticas. A corrente sangüínea recebe energia fotônica por 30 minutos e consequentemente, seus efeitos benéficos. Com base em trabalhos realizados por Mester,  russos a partir de 1970 desenvolveram a laserterapia intravenosa com laser, mostrando a sua eficácia no tratamento de várias patologias crônicas e agudas .

www.allaser.com.br
ILIB (laser no pulso) realizado durante o tratamento odontológico. Laserterapia para Cicatrização (laser na boca).

 

Ação do laser ?

Com a observação da evolução clínica dos pacientes, pesquisas sobre o mecanismo de ação do ILIB, foram intensificadas, evidenciando o efeito antioxidante da laserterapia intravenosa LASER, por aumento da produção da enzima SOD CuZn(superóxido dismutase) fundamental à quebra do mecanismo de formação dos Radicais Livres gerados a partir do oxigênio, pois a produção do radical superóxido, o primeiro a ser formado a partir do oxigênio, e que servirá de substrato para o desencadeamento da formação de RL mais lesivos, como o radical Hidroxila (OH).

 

Qual a vantagem quando comparado ao tratamento convencional ?

O Laser, mostra-se uma excelente opção terapêutica nas patologias causadas pela ação dos Radicais Livres, seja como terapia de base ou adjuvante na terapia biomolecular convencional.

Saiba Mais

Tratamento de Feridas

A Laserterapia tem sido utilizada nas diversas áreas da saúde e tem como efeitos acelerar a cicatrização tecidual, modular a inflamação e promover analgesia. Estes efeitos estão associados com a estimulação da microcirculação, efeitos anti-oxidantes, e reativação do potencial respiratório celular promovidos pela radiação Laser em baixa intensidade.

Além disso, a modulação de mediadores da inflamação pela Laserterapia tem caracterizado o Laser como um poderoso anti-inflamatório, cujas vantagens sobre os medicamentos convencionais são inúmeras, principalmente a ausência de efeitos colaterais, ação local específica, baixo custo e grande aceitabilidade por parte dos pacientes.

Uma importante indicação clínica da Laserterapia como ferramenta terapêutica complementar é sua utilização acelerando a cicatrização de feridas crônicas vasculares, diabéticas e lesões por pressão (escaras). Além de ajudar em todas as feridas cirúrgicas em pós operatórios.

Profesora dos cursos ALLASER, Fabiola Arantes Ferreira (COREN 32041) realizando aplicação de laser em paciente com úlcera venosa.

O Tratamento com laser é um método rápido e eficaz, não tem contra-indicações, e pode ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento. O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes (2 a 3 x por semana) ou semanais.

Abdominoplastia com sequela tratada com Laser por Daniele Pezani COREN 379350. Ex-aluna ALLASER Cursos

 

BENEFÍCIOS DO LASER NO TRATAMENTO DE FERIDAS:

  1. MELHORA DA MICROCIRCULAÇÃO LOCAL
  2. ANALGESIA
  3. ACELERA A REGENERAÇÃO DO TECIDO LESIONADO
  4. MODULAÇÃO DO PROCESSO INFLAMATÓRIO LOCAL
  5. AÇÃO ANTIMICROBIANA (QUANDO USADA A TÉCNICA DA TERAPIA FOTODINÂMICA -PDT)

 

 

 

EXEMPLOS DE LESÕES QUE PODEM SER TRATADAS COM LASER/FOTOTERAPIA:

  • TRAUMAS
  • PÓS OPERATÓRIOS CIRÚRGICOS (EX: CIRURGIAS ORTOPÉDICAS,  CIRURGIAS PLÁSTICAS, ETC)
  • PÉ DIABÉTICO
  • ÚLCERAS VASCULARES (ARTERIAIS E VENOSAS)
  • LESÕES POR PRESSÃO (ESCARAS)
  • FISSURAS MAMÁRIAS
  • FASCEÍTE PLANTAR
  • QUEIMADURAS

ENTRE EM CONTATO –  INDICAREMOS UM PROFISSIONAL PRÓXIMO A VOCÊ!  (19) 3291.9996

Saiba Mais