Os benefícios da luz LASER para a saúde
Seu portal de informações sobre Laser

História do laser

A terapia com luz,ou fototerapia,é um dos métodos terapêuticos mais antigos usados pelo homem. Historicamente como terapia solar pelos egípcios, Helioterapia, e mais tarde como terapia com luz ultravioleta pela qual Nils Finsen ganhou o prêmio Nobel em 1904.
Mas a luz realmente passou a ser um efetivo instrumento médico quando um físico americano (foto), Theodore Harold Maiman (1927-2007) desenvolveu o primeiro equipamento LASER (Light Amplifications by Stimulated Emission of Radiation). Em 16 de Maio 1960 o primeiro laser de rubi com finalidade de corte foi criado no Hughes Research Laboratories, em Malibu, Califórnia. Naquela época Maiman dizia: “O laser é uma solução procurando problema”. Ele ainda não tinha idéia da abrangência de sua aplicabilidade que hoje conhecemos: na indústria, nas artes, nas técnicas de diagnóstico,na astronomia, e na prevenção e tratamento de tantas doenças em diversas áreas da saúde.

Muitos pesquisadores voltaram seus experimentos em busca de problemas que poderiam ser solucionados com o Laser. Em 1967, Endre Mester, da Hungria, quis testar se a radiação laser poderia causar câncer em camundongos (Mester et al., 1968). Para sua surpresa, ao invés de desenvolver câncer, no grupo tratado com o Laser o pêlo dos animais cresceu e regenerou-se mais rápido que no grupo não tratado. Esta foi a primeira demonstração da "bioestimulação laser". Atualmente, a terapia com laser de baixa potência (TLBP), ou seja, terapia de bioestimulação celular sem efeitos térmicos de corte, sem dor, é praticada por profissionais da saúde que buscam em diversas áreas efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e regeneração tecidual.