Os benefícios da luz LASER para a saúde
Seu portal de informações sobre Laser

Contra Indicações

Qual é o principal cuidado que devemos ter ao utilizar o Laser?IMG 0168

O principal cuidado durante a irradiação laser é a utilização de óculos de proteção pelo paciente e profissionais. A radiação laser utilizada terapeuticamente (classe IIIb)  ou cirurgicamente (classe IV), ou seja, de emissão vermelha e infra-vermelha podem causar lesões na retina.

Qual óculos de proteção é ideal?

O ideal é usar o óculos que o fabricante do equipamento fornece. Isso porque o óculos deve ser específico para o comprimento de onda que ele deve agir como barreira.

Existem efeitos colaterais da irradiação?

Os efeitos colaterais da laserterapia são praticamente nulos, já que a luz é absorvida principalmente pelo tecido lesionado ou com leve alteração. A luz não é armazenada e também por isso seus efeitos não são cumulativos. Ela não precisa ser excretada, pois simplesmente vai embora se sua energia não foi transformada em outra forma de energia.

No entanto, podemos ter inibição ou exacerbação de algumas situações clínicas dose-dependentes. Por exemplo, em uma lesão crônica, o laser pode agudizá-la no intuito de promover a sua reparação.  Ainda, efeitos nulos ou insatisfatórios que podem ser evitados por profissionais capacitados.

Encontre um Profissional Credenciado

Quais as contra-indicações da Laserterapia?

A principal contra-indicação em Laserterapia é sua utilização em lesão sem diagnóstico. Essa é a regra principal da nossa equipe de professores da Allaser.

Ainda, outras situações também contra-indicam sua utilização como:

-          Irradiação sobre tumores/neoplasias (benignos ou malignos);

-          Fenômenos de retenção de muco (Glândulas Salivares – mucoceles por exemplo);

-          Em crianças: fontanelas/epífises de crescimento;

-          Irradiação próxima a marcapasso;

-          Mulheres grávidas (depende da aplicação);