You are currently viewing Conheça os benefícios do Laser na Fisioterapia

Conheça os benefícios do Laser na Fisioterapia

Conheça todos os benefícios do laser na fisioterapia.

A fotobiomodulação, termo atualmente utilizado para indicar a utilização de lasers e leds com fins terapêuticos, faz parte do arsenal de agentes eletrofísicos utilizado na fisioterapia há muitos anos.

Já na graduação o fisioterapeuta aprende na disciplina de Eletroterapia sobre diversas possibilidades de uso deste poderoso recurso na fisioterapia.

Como principal mecanismo de ação proposto pela literatura científica, os fótons emitidos pelos dispositivos laser/led são absorvidos por cromóforos desencadeando respostas em nível molecular, celular e tecidual. Como resposta terapêutica: analgesia, reparo tecidual, otimização da microcirculação e modulação da inflamação.

Benefícios do laser na fisioterapia.
Benefícios do laser na fisioterapia.

Benefícios do laser na fisioterapia – Confira as especialidades:

A fisioterapia atualmente conta com 15 especialidades reconhecidas pelo COFFITO, e praticamente todas elas podem utilizar a fotobiomodulação para otimizar a reabilitação do paciente.

Primeiramente, a fisioterapia traumato-ortopédica e esportiva onde a aplicação da fotobiomodulação é ampla. Desde os traumas na fase aguda, onde há uma boa resposta terapêutica na modulação da fase inflamatória inicial e com isso otimização na reabilitação, redução do edema e analgesia, até os quadros crônicos como as osteoartrites, entre outros.

Além disso, trabalhos recentes também têm mostrado melhora na performance de atletas com o uso da fotobiomodulação.

Da mesma forma, na especialidade da oncologia a fotobiomodulação tem se mostrado um recurso importante acelerando a cicatrização em pacientes submetidos a grandes cirurgias reparadoras. E com isso prevenindo complicações como seromas, deiscências e necroses.

Bem como, também podemos utilizar no tratamento das complicações da radioterapia e quimioterapia como a radiodermite, a mucosite (especialidade do cirurgião dentista) e nas neuropatias periféricas.

Outra especialidade onde a aplicabilidade da fotobiomodulação e ampla é na Fisioterapia Dermatofuncional. As indicações vão desde feridas agudas e crônicas, assim como nas cirurgias plásticas, tratamento da celulite, acne, entre outros.

Já na Saúde da mulher a literatura científica também respalda a utilização da fotobiomodulação em diversas condições como: na incisão do parto cesáreo, nas lacerações de períneo, nas fissuras mamárias, nos linfedemas secundários ao câncer de mama, entre outras aplicações.

Uma outra área ainda não explorada é a fisioterapia Respiratória, onde alguns estudos têm mostrado resultados promissores da fotobiomodulação em lesões pulmonares.

Na acupuntura o laser pode ser utilizado substituindo as agulhas, favorecendo a utilização de pontos de acupuntura em pacientes que não toleram o uso de agulhas.

Outras especialidades como a gerontologia, fisioterapia do trabalho e neurofuncional também se beneficiam do uso da fotobiomodulação.

Contudo, independente da especialidade, as aplicabilidades da fotobiomodulação são amplas. Porém é necessário que o fisioterapeuta domine o recurso em questão para alcançar os efeitos terapêuticos desejados, lembrando que como todo recurso é dose dependente.

Por fim, aproveite e conheça nossos cursos clicando aqui

Bem como, acompanhe também nossas redes sociais, estamos sempre postando novos conteúdos e novidades por lá. 

Texto em parceria com Prof. Paula Postali. 

Deixe um comentário