Como a LASERTERAPIA pode ajudar as mamães?
- Tratamento e Prevenção de fissuras mamárias
- Dor e cicatrização do períneo
- Laserpuntura (exaustão, inchaço, depressão pós-parto e estímulo da imunidade)
- Fisioterapia: Pós-operatório de cirurgia cesária (cicatrização e recuperação nervosa) e dores lombares e cervicais
FISSURAS MAMÁRIAS
A amamentação é um momento mágico para a mãe e para o bebê. Além de todos os benefícios nutricionais e motores que a amamentação traz, o vínculo estabelecido entre mãe e filho são muito importantes para sua formação emocional.
O início da amamentação, no entanto, pode ser um tanto conturbado e algumas mamães apresentarem desconforto, fissuras, dor e sangramento nos mamilos. Esta condição não é normal e pode ser revertida principalmente através de orientações sobre a posição correta do bebê pegar o peito, higiene dos seios após as mamadas, tratamento de fungos e outras condutas que removem a causa das fissuras.
O tratamento com Laser de baixa intensidade, ou Laserterapia, tem sido utilizado com sucesso no tratamento de feridas. Em mamilos lesionados, a Laserterapia entra como coadjuvante no tratamento por promover a aceleração da cicatrização, analgesia e modular a inflamação. Poucas aplicações já permitem o reestabelecimento da amamentação. A aplicação do Laser é rápida, indolor e pode ser realizada diariamente até a remissão dos sintomas. Em média de 4 a 8 sessões são necessárias, e quanto antes iniciar o tratamento, melhor a resposta clínica.
Prevenção com LASER
A laserterapia pode ser utilizada para prevenir rachaduras nos mamilos se realizada no pós parto. A luz laser auxilia a “calejar” o mamilo aumentando a resistência da pele. O efeito secundário é o estímulo na produção de leite, tão desejado por muitas mamães!!
2. LASER NA ANALGESIA E CICATRIZAÇÃO DO PERÍNEO
O parto normal segundo a OMS é a forma mais indicada para o nascimento. Entre suas inúmeras vantagens está a mais rápida recuperação da mulher após o parto. No entanto, o desconforto na região do períneo pós parto vaginal pode ser significativo, e ainda maior em situações onde a episiotomia for realizada.
Exercícios localizados, boa higiene, compressas frias entre outras recomendações ajudam a aliviar a dor e acelerar a cicatrização da região do períneo. Mas, é a Laserterapia que tem se mostrado uma ferramenta clinicamente eficaz para acelerar a cicatrização e principalmente reduzir a dor e desconforto na região do períneo. A irradiação é indolor, não encosta nos tecidos lesionados e deve ser feita de preferência diariamente até a remissão da dor. O alívio do incômodo pode ser imediato com o Laser.
3. LASERPUNTURA
A Laserpuntura é uma variação da técnica da acupuntura que utiliza a luz Laser no lugar das agulhas. A técnica segue a filosofia da Medicina Tradicional Chinesa tratando diversas lesões de caráter sistêmico ou local. Os pontos de acupuntura são estimulados pela luz Laser de forma pontual e bilateral (em ambos os lados do corpo).
A Laserpuntura é indicada para todas as idades. Crianças, pacientes debilitados, pacientes que tem medo de agulhas e regiões lesionadas também são beneficiados pela técnica.
No pós-parto, podemos indicar a Laserpuntura para:
– cansaço extremo
– inchaço
– melhora da imunidade geral
– depressão pós-parto
4. FISIOTERAPIA A LASER
A Fisioterapia a Laser consiste na irradiação com Laser em baixa intensidade (Laserterapia) sobre as áreas de injúria muscular, articular e óssea. A forma como os tecidos respondem à uma agressão é através do processo inflamatório, essencial para a regeneração dos tecidos.
A Laserterapia tem sido estudada desde a década de 60 e o seu principal efeito é a modulação da resposta inflamatória. A vantagem, no entanto, é sua ação local e sem efeitos colaterais mesmo se a aplicação for contínua. “Energeticamente” falando, a regeneração dos tecidos demanda energia.
No entanto, geralmente os pacientes lesionados apresentam deficiência nutricional e imunológica, dificultando ou retardando a regeneração tecidual. A Laserterapia vem contribuir para a regeneração tecidual, uma vez que fornece uma energia externa e extra ao tecido lesionado favorecendo sua regeneração.
Com a energia extra, o processo inflamatório é controlado, as células tem energia para regenerarem da melhor forma possível e, dependendo da lesão, a cicatriz pode até desaparecer. A qualidade dos tecidos envolvidos na regeneração com Laser é superior a regeneração sem o Laser.
No pós-parto, indicamos a Fisioterapia Laser para as dores na coluna cervical e lombar, dores musculares, pós operatório de cirurgia cesárea, incluindo a recuperação nervosa e restabelecimento da sensibilidade na região operada.