You are currently viewing FOTOBIOMODULAÇÃO: VOCÊ PRECISA CONHECER MELHOR!

FOTOBIOMODULAÇÃO: VOCÊ PRECISA CONHECER MELHOR!

A Laserterapia ou Fotobiomodulação (FBM), como é recentemente chamada, é uma terapia que vem sendo cada vez mais aplicada no Brasil.

Seus benefícios clínicos em diversas patologias trazem cada vez mais pacientes aos consultórios das diversas áreas da saúde.

Em suma, a técnica consiste na aplicação de uma fonte de luz, que pode ser Laser ou LED sobre a área lesionada ou de forma indireta na corrente sanguínea ou pontos de acupuntura.

Fotobiomodulação

Portanto, temos algumas modalidades terapêuticas de Fotobiomodulação. São elas:

  1. Fotobiomodulação local: atua sobre a área lesionada e os efeitos podem ser:
  • Bioestimulatórios: modulação da inflamação que leva à regeneração tecidual.
  • Antimicrobianos: a técnica que usa-se é luz local + corante com uma ação fotodinâmica (Terapia Fotodinâmica antimicrobiana).
  • Analgésicos: com bioinibição local de células nervosas.

2. Fotobiomodulação sistêmica: a luz é aplicada em locais específicos buscando efeitos sistêmicos como:

  • FBM sobre a corrente sanguínea: pode ser invasiva intravenosa ou não invasiva de forma transdêrmica ou transmucosa. A Técnica mais conhecida como ILIB tem ação sobre componentes sanguíneos como hemácias (hemoglobina), plaquetas e leucócitos e traz inúmeros benefícios entre eles aumento da biodisponibilidade de O2, NO, melhora das propriedades reológicas da hemácias, redução do estresse oxidativo sistêmico e imunomodulação.
  • Em linfonodos: ação imunomodulatória.
  • FBM na coluna vertebral: ação analgésica e melhora neuronal sistêmica.
  • E em pontos de acupuntura: estímulo de acupontos com finalidades terapêuticas sistêmica de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

Todas as técnicas são simples de se aplicar. No entanto, é necessário um treinamento para que os resultados sejam efetivos.

Ainda, o entendimento sobre o mecanismos de ação da luz nas células, os diversos tipos de luz e dosimetria são fundamentais para a correta utilização da terapia.

Um dos grandes questionamentos é: como pode uma luz ter tantos benefícios na saúde? E a principal resposta tem a ver com a grande mudança de paradigma que essa técnica traz: o tratamento terapêutico via reposição energética tecidual.

Benefícios da Fotobiomodulação

Em suma, todos os benefícios ocorrem como uma consequência do restabelecimento da homeostase celular.

Portanto, são muito variáveis e às vezes inesperados, mas sem dúvida em ressonância com a fisiologia e genética celular.

Ou seja, entregando energia correta o tecido faz o que precisa fazer para voltar a sua normalidade.

Dúvidas como efeitos adversos ou colaterais, formas de aplicação, e tipos de patologias que podem ser utilizadas são comuns entre os profissionais que buscam os cursos de Laser da Allaser Cursos.

E para aqueles que querem conhecer mais a fundo a técnica, e ainda não tem certeza se quer investir na área, a Allaser Cursos está com vagas abertas para o Mini Curso de Fotobiomodulação.

Serão 4 horas de muito conhecimento básico sobre Fotobiomodulação, que irão abrir sua mente para as diversas aplicabilidades clínicas e como você pode beneficiar seu paciente, você e sua família com o uso dela.

Por fim, para dúvidas e informações, entre em contato pelo nosso WhatsApp. 

Autoria: Profa. Dra. Daiane T Meneguzzo

Deixe um comentário