You are currently viewing Laser na recuperação do olfato e paladar pós-covid

Laser na recuperação do olfato e paladar pós-covid

Você já parou para pensar o quanto é ruim ficar sem sentir o cheiro e o sabor dos alimentos? Ou até mesmo das coisas simples da vida, como um café recém-passado, ou um pão que acabou de sair do forno?

Pois é! É o que acontece com muitas pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus. Durante a fase infecciosa, dependendo da cepa que ocorreu a contaminação, perda do olfato e paladar é uma característica importante tanto para diagnóstico quanto para o tratamento da doença.

Existem aquelas pessoas em que esse sintoma é transitório, retornando após alguns dias, como se fosse uma gripe simples. Mas, para muitas, essas sequelas perpetuam por meses ou até anos.

Isso ocorre muitas vezes por uma ação inflamatória. Ou seja, a ação do vírus no local da cavidade nasal gera muco e edema, mas outras vezes essa alteração é neurológica.

Em outras palavras, o vírus desorganiza de forma neurológica os receptores olfativos e gustatórios, gerando um desconforto absurdo para o paciente.

Quais as sequelas e como o laser pode ajudar?

Enquanto alguns não sentem nenhum cheiro ou sabor dos alimentos (anosmia e ageusia, respectivamente), outros acabam tendo distorções tanto no olfato quanto no paladar.

Essas distorções vão desde sabores distorcidos (disgeusia) e cheiros diferentes dos originais até um cheiro de podre (parosmia), que é ainda mais desconfortável para o paciente.

Por sua vez, essas sequelas impactam de forma gritante no dia a dia do paciente. Temos relatos de pessoas que entraram em depressão, ou mesmo perderam quilos e mais quilos por não conseguirem se alimentar corretamente.

Esses pacientes muitas vezes desenvolvem ansiedade, stress e muitos outros quadros emocionais e físicos decorrente dessas sequelas.

Foi entre uma conversa e outra durante os atendimentos normais do consultório odontológico que eles traziam essas queixas de falta de paladar e olfato no pós-covid.

Tratamento com laserterapia

Em uma associação com os tratamentos de laserterapia que já fazíamos para regeneração nervosa e tratamentos em pacientes oncológicos, que muitas vezes passam por sintomas semelhantes pelo uso de medicação, desenvolvemos um protocolo individualizado com laser de baixa potência para esses pacientes.

Nós, laserterapeutas, tratamos diversas pessoas desde o surgimento da covid-19. E os resultados foram ótimos, desde um retorno parcial das funções, até o total reestabelecimento do olfato e paladar.

No entanto, notamos ao longo do tempo que certos pacientes tinham condições especiais que precisavam ser olhadas com mais atenção.

Laserpuntura: uma alternativa

O emocional foi um fator, muitas vezes, decisivo para melhora do paciente. Por isso utilizamos de mais um recurso, a laserpuntura, que agrega técnicas da medicina tradicional chinesa com o laser, devolvendo muitas vezes o equilíbrio físico e emocional do paciente.

Sendo assim, podemos afirmar que a técnica laser tem um papel fundamental na recuperação do olfato e paladar pós-covid, devolvendo ao paciente os prazeres simples da vida!

Aproveite para fazer o nosso curso LASERPUNTURA E FOTOBIOMODULAÇÃO NA RECUPERAÇÃO DE PALADAR E OLFATO PÓS-COVID.

Abraços de luz!

Deixe um comentário