A Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O termo “acu” provém do Latim acus que significa agulha e “puntura” que descreve pontada. A Acupuntura foi criada pelos jesuítas missionários que visitaram a China no século XVII.
A Acupuntura é um método terapêutico de execução simples no que tange à inserção de agulhas em acupontos ou pontos da pele. Nos bastidores dessa singela operação há uma observação detalhada do paciente e aplicação meticulosa, do empirismo metódico acrescentado nos últimos 5 mil anos.
Os pontos são pontos chineses situados em lugares precisos e determinados que estão unidos entre si mediante linhas chamadas de meridianos. Segundo os chineses, os vasos condutores (semelhantes aos vasos sanguíneos) conduzem o Chi que traduzimos por energia. Os acupontos são nós situados ao longo dos vasos condutores por onde circula a energia.
A mescla proporcionada configura o equilíbrio e a mescla desproporcionada o desequilíbrio. A saúde é o equilíbrio energético, a enfermidade, o desequilíbrio.
Promover a saúde ou equilíbrio sem agulhas é uma alternativa!
Alternativas à agulha na Acupuntura
Observamos que há alternativas para o uso das agulhas na Acupuntura como a acupressão, ou seja, uma pressão digital no acuponto relataram em estudo em gestantes (Schlaeger et al., 2017; Smith et al., 2020).
Uma alternativa seria o uso de esferas (mostarda, cristais, aço e outros materiais) posicionadas nos pontos de acupuntura com auxílio de adesivos de pele como esparadrapo ou Micropore TM. Usa-se esta técnica comumente na Auriculoterapia.
A moxa é uma possibilidade na substituição de agulhas, principalmente em casos de dores musculares e necessidade de maior área de atuação.
Entretanto, a alternativa às agulhas mais próxima no tema tecnologia é o Laser.
Vantagens da Laserpuntura
A possibilidade de expansão e crescimento da Laser Acupuntura é congruente com a fase pandêmica que nos afetou mundialmente. Uma situação única e com sequelas físicas e emocionais que são incógnitas a se desvendar paulatinamente no decorrer no tempo de recuperação dos afetados pelo vírus Covid 19.
Portanto, considerando a Acupuntura uma forma de tratamento para patologias físicas ou emocionais, a substituição de agulhas por Luz Laser é uma excelente alternativa porque o risco de infecção ou contaminação pelo uso de um material perfuro cortante é inexistente. E a maior preocupação na pandemia foi e será a biossegurança.
Além disso, outro fator a ser considerado como vantagem da técnica é por ser indolor e de aplicação fácil. Muitos tem fobia de agulhas e evitam a Acupuntura tradicional. Inúmeras crianças acabam deixando de receber o benefício.
Por sua vez, já no quesito pesquisa, o uso da Luz Laser substituindo agulhas permite que realizemos estudos de caso controle com mais facilidade.
Considerando as limitações da técnica, vale ressaltar a limitada profundidade de penetração da luz laser, considerando que os comprimentos de onda de 660 e 830 nm atingem até 1 cm, aproximadamente. Além disso, é necessário o uso de óculos para proteger a retina do acupunturista ou aplicador da Laser Acupuntura.
Por fim, é indiscutível a vantagem do uso da Laser Acupuntura inclusive pela eficácia e custo-benefício! Saiba mais sobre o tema!
Participe do nosso Curso LASERPUNTURA clicando aqui.