A Laserterapia tem sido utilizada nas diversas áreas da saúde e tem como efeitos acelerar a cicatrização tecidual, modular a inflamação e promover analgesia. Estes efeitos estão associados com a estimulação da microcirculação, efeitos anti-oxidantes, e reativação do potencial respiratório celular promovidos pela radiação Laser em baixa intensidade.
Além disso, a modulação de mediadores da inflamação pela Laserterapia tem caracterizado o Laser como um poderoso anti-inflamatório, cujas vantagens sobre os medicamentos convencionais são inúmeras, principalmente a ausência de efeitos colaterais, ação local específica, baixo custo e grande aceitabilidade por parte dos pacientes.
Uma importante indicação clínica da Laserterapia como ferramenta terapêutica complementar é sua utilização acelerando a cicatrização de feridas crônicas vasculares, diabéticas e lesões por pressão (escaras). Além de ajudar em todas as feridas cirúrgicas em pós operatórios.
O Tratamento com laser é um método rápido e eficaz, não tem contra-indicações, e pode ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento. O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes (2 a 3 x por semana) ou semanais.
BENEFÍCIOS DO LASER NO TRATAMENTO DE FERIDAS:
- MELHORA DA MICROCIRCULAÇÃO LOCAL
- ANALGESIA
- ACELERA A REGENERAÇÃO DO TECIDO LESIONADO
- MODULAÇÃO DO PROCESSO INFLAMATÓRIO LOCAL
- AÇÃO ANTIMICROBIANA (QUANDO USADA A TÉCNICA DA TERAPIA FOTODINÂMICA -PDT)
EXEMPLOS DE LESÕES QUE PODEM SER TRATADAS COM LASER/FOTOTERAPIA:
- TRAUMAS
- PÓS OPERATÓRIOS CIRÚRGICOS (EX: CIRURGIAS ORTOPÉDICAS, CIRURGIAS PLÁSTICAS, ETC)
- PÉ DIABÉTICO
- ÚLCERAS VASCULARES (ARTERIAIS E VENOSAS)
- LESÕES POR PRESSÃO (ESCARAS)
- FISSURAS MAMÁRIAS
- FASCEÍTE PLANTAR
- QUEIMADURAS