Fotobiomodulação: A solução para Caspas e Dermatite Seborreica.
A Fotobiomodulação é um recurso muito indicado para o tratamento de Dermatite Seborreica e Caspas, já que os casos costumam aumentar nesta época do ano.
Diversos clientes chegam aos salões e clínicas com o couro cabeludo irritado e acometido com estas patologias.
Condições para o aumento da patologia
Certamente, os dias secos e frios são favoráveis para o aumento da condição, mas alguns fatores são importantes para contribuir com estes casos.
Listamos aqui algum dos fatores:
Água quente no banho
O uso de água quente no banho é o que acaba irritando e desidratando o couro cabeludo.
Frequência de higienização
Baixa frequência de higienização junto a constante aplicação de cremes sem enxágue.
Como resultado existe acúmulo de sobreengordurantes no couro cabeludo servindo de alimento para os fungos do tipo Malassezia Furfur.
Uso de tratamentos que utilizam calor
As escovas alisadoras causam caspa por causarem queimadura e aumentarem a oleosidade da região.
Por isso, o ideal é evitar escovas e tratamentos de recuperação dos fios que utilizem calor.
Cobrir a cabeça sem necessidade
O uso de coberturas como bonés, chapéus entre outros acabam elevando a temperatura no couro cabeludo, logo aumentando a produção de sebo e oleosidade.
A fotobiomodulação como solução
Em suma a fotobiomodulação é uma solução quando utilizada dentro dos parâmetros corretos.
No couro cabeludo a fototerapia trabalha promovendo redução dos processos inflamatórios e ajudando nas cicatrizações de tecido.
A fotobiomodulação é uma técnica moderna e inovadora para o combate a queda dos cabelos, doenças que afetam o couro cabeludo e para maior crescimento e fortalecimento dos fios.
A ação do laser de luz UV, ocasiona a bioestimulação celular, como um poderoso anti-inflamatório, regenerador para melhor cicatrização, facilita a penetração de substâncias benéficas, assim auxiliando no tratamento das alopecias, caspas, seborreias, dermatites e queda dos cabelos.
Além disso, determinadas fontes de luz utilizadas na terapia são absorvidas pelas porfirinas dos microorganismos, o que desencadeia uma reação de superoxidação que acaba por degrada-los.
Por que utilizar a técnica de fotobiomodulação?
Usar a Fotobiomodulação é um dos recursos que o terapeuta capilar pode apostar para auxiliar os clientes com está condição do couro cabeludo.
Contudo para que o tratamento seja eficiente é importante que o profissional saiba identificar a patologia, escolha a dose adequada e desenvolva um protocolo específico para cada cliente.
Resumindo, a caspa não é um problema fácil de ser curado, mas possível.
Além disso, a caspa, quando em casos mais graves, pode estimular a queda de cabelo e causar, até mesmo, a alopecia androgênica, ou seja, a calvície.
Leia também: Tratamento de feridas com métodos convencionais x Fotobiomodulação
Conheça nossos cursos, entre em contato pelo nosso WhatsApp