O que é ?
Embora as lesões de afta e herpes tenham etiologia distintas, elas apresentam padrão cíclico, são bastante doloridas e estão associadas à queda da resistência imunológica do paciente e possuem fases: prodrômica, úlcera (afta) ou vesícula (herpes) e cicatrização.
Ação do laser ?
Os lasers de baixa potência tem ação nas 3 fases promovendo efeitos como analgesia, diminuição do dema, aceleração na cicatrização e aumento da imunidade local.
Quais situações ?
O laser pode ser utilizado nas 3 fases (prodrômica, lesão, cicatrização) das lesões de afta e herpes. Entretanto para cada fase são utilizados diferentes protocolos envolvendo o uso de diferentes modalidades (alta e baixa potencia, PDT), comprimentos de onda, protocolos de energia.
Qual a vantagem quando comparado ao tratamento convencional ?
O uso dos lasers promove analgesia imediata nas fases mais agudas das lesões de afta e herpes, além de acelerar a cicatrização. Mais ainda, a freqüência e a intensidade das manifestações diminuem quando o paciente é submetido ao tratamento das lesões com laser. Tal fato já é clinicamente comprovado e nenhum medicamento é capaz de promover esse efeito.
Download – Clique para baixar o material: