Clareamento

Clareamento

O procedimento do Clareamento Dental começou a ser desenvolvido no início do século XIX e desde então os protocolo estão sendo aperfeiçoados a cada dia. Inicialmente, o clareamento era feito com a colaboração do paciente em casa, com o uso de bochechos e, mais tarde, com o uso de moldeiras e géis a base de peróxido em baixas concentrações.

Entretanto, quando o clareamento é realizado dessa maneira não é possível controlar fatores locais que causam sensibibilidade e o tempo de tratamento é, no mínimo em torno de 10 dias.

Atualmente, é possível realizar esse procedimento em consultório totalmente supervisionado pelo profissional que é capaz de controlar os fatores causadores da sensibilidade dental, a quantidade de produto necessário e proporcionar um tratamento muito mais rápido.
Quando o clareamento é feito em consultório, o dentista tem a possibilidade de utilizar fontes de luz como LED e Laser de baixa potência com o objetivo proporcionar sessões cada vez mais rápidas e eficazes e sem sensibilidade dental.

O que é ?
O Clareamento Dental consiste na quebra de pigmentos presentes no interior da estrutura dental promovendo alteração da cor dos dentes. A quebra dos pigmentos é feita com produtos químicos a base de peróxido de hidrogênio com diferentes concentrações.

Ação do laser ?
O procedimento de Clareamento dental pode ser otimizado em consultório através do uso da luzes LED e Laser. O LED tem a função de acelerar a ação do peróxido de hidrogênio, aumentando a velocidade da quebra de pigmentos e diminuindo o tempo da sessão e os efeitos colaterais inerentes ao uso do peróxido de hidrogênio. Os equipamentos LEDs mais modernos para clareamento dental contam ainda com associação ao laser de baixa potência na faixa do infravermelho que proporciona o controle da sensibilidade dental durante o procedimento

Quais situações ?
Os LEDs podem ser utilizados para os tratamentos feitos em consultório acelerando a ação do agente clareador e diminuindo o tempo da sessão. Já o Laser de baixa potência pode ser utilizado antes (para pacientes que já possuem dentes sensíveis), durante e após a sessão do clareamento para o controle da sensibilidade dental

Qual a vantagem quando comparado ao tratamento convencional ?
O uso de LEDs e Laser durante o clareamento dental proporciona um tratamento mais rápido, seguro e praticamente indolor.

Download – Clique para baixar o material:

Dantas 2010 In vitro effect of low intensity laser on the cytotoxicity produced by substances released by bleaching gel

Lo Giudice 2011 Effects of Photoactivation in Bleaching with Hydrogen Peroxide. Spectrophotometric Evaluation

Luk 2004 Effect of light energy on peroxide tooth bleaching

Moncada 2013 Effects of Light Activation, Agent Concentration, and Tooth Thickness on Dental Sensitivity After Bleaching

Deixe uma resposta