Sim, o bruxismo é uma atividade oral caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes. O termo bruxismo origine-se do grego brychein, que significa ranger de dentes.
⠀
O fato é que durante a fase de pandemia, este é um dos quadros de queixa de dor mais constantes nos consultórios odontológicos! Vivemos uma fase em que foi necessária completa adaptação e isso geralmente tem um ‘custo’ emocional e físico. É como se a nossa tensão fosse transferida para os músculos da mastigação (principalmente temporal, masseter, pterigóideo medial e lateral). Esses músculos fadigados afetam a ATM (articulação têmporo mandibular) e temos como desfecho: dores nos músculos da mastigação ou na ATM, ruídos articulares, limitação de abertura, retração gengival, oclusão inadequada, distúrbios auditivos, cefaleias, sensibilidade em toda a musculatura do sistema estomatognático e cervical.
⠀
É gratificante o auxílio do Laser nestes casos de DOR, pois devolvemos a qualidade de vida para o paciente nas primeiras sessões! O Laser é uma ferramenta imprescindível no arsenal do dentista que trata sequelas do bruxismo. E você? Está capacitado para ajudar o seu paciente com tecnologia neste momento de DOR?