You are currently viewing Laser no tratamento periodontal: Mergulhe nessa experiência

Laser no tratamento periodontal: Mergulhe nessa experiência

Sou Periodontista há quase 20 anos e a etiologia da doença periodontal não muda. Então o que podemos fazer diferente no tratamento dessas patologias?

Continuar com a velha e boa raspagem, instrução de higiene oral, etc., isso sim! Com Certeza! Mas podemos também agregar tecnologia, atitude imprescindível nos dias de hoje.

Agora vamos lá. Você sabia que em TODAS as patologias gengivais, há benefícios utilizando o Laser?

Estou afirmando isso considerando o uso do laser de baixa potência, que possui uma ação foto física ou seja, não corta, não aquece e acima de tudo é indolor para o paciente.

Para ser um profissional bem-conceituado no mercado atual, precisamos nos diferenciar. E como podemos fazer isso? Não há necessidade de complicar. A diferença pode estar nos detalhes.

Detalhes de como, por exemplo, seu paciente sai de sua cadeira após uma profilaxia ou uma raspagem/curetagem.

Atualmente, podemos usar o melhor ultrassom ou cureta, mas se ele for embora com sangramento ou dor… Acabou. Ele sempre lembrará do procedimento como uma experiência não muito agradável.

Por isso que em 100% dos meus atendimentos tanto no pré como no pós procedimento, eu SEMPRE utilizo o Laser.

Ou seja, menos de cinco minutos que fazem total diferença na satisfação final! Pense nisso!

Laser no tratamento periodontal: Busque excelência sempre

Um fazer acontecer efetivo deve sempre estar ancorado na busca do melhor, do ideal. Quão próximos chegamos à perfeição é outra coisa. Porém, ela deve sempre ser o alvo.

Independente da sua especialidade ou não (acho que hoje faltam bons clínicos gerais), devemos ter bases sólidas sempre optando pela qualidade e não praticidade.

Qualidade é sinônimo de entregar o melhor

Entregar o melhor de mim como profissional da saúde (e ser humano), entregar o melhor das técnicas que aprendi, ou mesmo entregar tecnologias atualizadas (como a Laserterapia).

Por exemplo, considerando que 90% da população apresenta algum grau de gengivite, a maioria dos dentistas realiza este tratamento diariamente.

E podemos incluir a tecnologia Laser no tratamento da Gengivite, por exemplo? Sim! E o que isso agrega? Efeito imediato no auxílio de resolução da inflamação, ausência de dor e redução no sangramento.

Portanto, trabalhar com tranquilidade, conforto e tecnologia é entregar o melhor com qualidade! Busque a excelência, sempre!

Seja otimista!

Primeiramente, seja otimista, não se deixe influenciar pelos céticos ou pessimistas. Construa o ideal, a cada dia dando mais um passo rumo ao seu objetivo.

Quantas vezes eu ouvi na minha vida que o Laser não funciona? Que eu ia gastar dinheiro comprando o aparelho e fazendo o curso para não ver diferença? O que eu fiz? Fui ler o PubMed, conversar com quem utiliza seriamente.

Foi um desafio porque, dentro do meu próprio ambiente de trabalho, ninguém acreditava.

Já partiam para os comentários: “holísticos”, “cósmicos”, etc. Na verdade, é falta de conhecimento, porque eu acreditei, fui otimista e pensei: “Vou fazer o curso e me dedicar, porque isso vai agregar na minha clínica no dia a dia.”

Em suma, após ler evidências científicas de significativo fator de impacto, não tinha por que duvidar.

Além do mais, a perseverança e o otimismo contribuíram para eu hoje utilizar o Laser em 100% dos meus procedimentos.

Resumindo, tudo é possível! Desde o Laser para uma simples gengivite como para uma frenectomia, aumento de coroa clínica ou até mesmo uma osteonecrose.

Para concluir, sejamos otimistas longe de pessoas “cinzentas”. Vamos em frente, pessoal!

Laser no tratamento periodontal

Laser no tratamento periodontal – Terapia Fotodinâmica como tratamento para a Periimplantite

A princípio, sabemos que o Brasil está entre os países que mais realizam implantes dentários no mundo. 

Mas e quando a gengiva ao redor do implante fica avermelhada, inflamada? Ou ainda o paciente apresentar mau hálito, inchaço ao redor do implante, pus, sangramento, edema, bolsas gengivais aprofundadas ou perda óssea?

Devemos estar alerta com a Periimplantite. Mas você sabe que doença é essa?

Em síntese, periimplantite é uma doença infecciosa, causada por bactérias presentes na placa bacteriana.

Portanto, é possível utilizar a Terapia Fotodinâmica como tratamento não cirúrgico com finalidade anti-microbiana.

A Terapia Fotodinâmica ou PDT consiste na associação da luz laser vermelha com um fotosensibilizador. A PDT pode ser utilizada em conjunto com uma medicação ou mesmo a substituindo. 

Outro ponto é que pessoas com doenças periodontais, diabéticos e fumantes devem receber cuidado redobrado com a periimplantite já que a chance de desenvolver a doença é maior.

Essas bactérias acumuladas sobre os implantes provocam inflamação nos tecidos ao seu redor, levando a destruição do osso ao qual o implante está aderido.

Ou seja, prejudicando a osseointegração. É uma doença que se inicia sorrateira e silenciosa, pois não dói, podendo levar até a perda do implante! 

Laser no tratamento periodontal – Quais são as aplicabilidades?

Em suma, as aplicabilidades da Laserterapia na Odontologia são inúmeras. Mas a Terapia Fotodinâmica que promove ação anti microbiana por meio de uma fonte de Luz (Laser ou LED) e um foto sensibilizante é surpreendente na prática clínica.

Ao contrário dos medicamentos que apresentam efeitos colaterais, a PDT apresenta ação local e ausência de relato de resistência anti microbiana.

Acima de tudo, a Terapia Fotodinâmica apresenta amplo espectro de ação.

Ou seja, há efeito contra os seguintes micro-organismos: bactérias (abscessos, infecções); vírus (herpes e outros); fungos (candidíase e outros) e protozoários.

Há relatos da redução média de 70% na prescrição de antibióticos para doenças periodontais, por exemplo.

Ou seja, o uso da técnica com laser e um agente foto sensibilizante (PDT) é uma forma não medicamentosa que promove resultados clínicos fantásticos para infecções periodontais recorrentes, osteonecroses e nos nossos desafios do dia a dia do consultório!

Laser no tratamento periodontal – Saiba esclarecer todas as dúvidas do seu paciente!

Surpreenda o seu paciente! Saiba esclarecer as suas dúvidas em relação à Cirurgia periodontal com Laser!

Entre as principais dúvidas que podem surgir estão:

  • Utiliza-se bisturi?
  • Terá sangue?
  • Vai ter que fazer sutura?
  • O pós-operatório é dolorido?
  • Terei que tomar medicamentos?

A resposta é: NADA DISSO! Com o Laser é possível realizar a desinfecção da bolsa periodontal em poucos segundos, com menor tempo de intervenção.

Resumindo, é melhor tanto para você, pois valoriza sua hora clínica, quanto para o paciente, que tem um pós-operatório tranquilo e com ótimos resultados.

Use a tecnologia a seu favor, confira o nosso webinário!

Laser no tratamento periodontal

Laser no tratamento periodontal – Conclusões

Para concluir, qual foi o saldo de mais de 2 anos de pandemia? Para a Periodontia foi nítida a crescente visita de pacientes com patologias gengivais, desde um simples sangramento, até feridas nunca antes vistas pelo paciente, abscessos, gengivites necrotizantes, e muito mais.

Afinal, somos corpo e mente! O componente ansiedade e stress permeou por todos nós resultando em somatizações em órgãos de choque (para alguns é a gengiva) ou acentuando a doença periodontal naqueles com predisposição genética ou imunidade debilitada (pênfigo vulgar, lúpus e outros).

O Laser atua com função de melhoria da imunidade, cicatrização do tecido injuriado, modulando a inflamação e promovendo analgesia.

Por fim, agregar o laser no seu tratamento é extremamente benéfico para os pacientes, já que muitas vezes ocorre a agudização da doença periodontal decorrente das emoções inerentes a cada um.

E o laser é uma ferramenta maravilhosa para melhorar a experiência do paciente no seu consultório!

Agora que você já sabe tudo sobre o laser no tratamento periodontal, aproveite para conferir também:

E fique por dentro de todos os nossos CURSOS clicando aqui!

Faça parte do nosso grupo exclusivo no TELEGRAM e conheça todas as nossas novidades!

Deixe um comentário