A Neuralgia do Trigêmeo é considerada uma das patologias mais dolorosas que existem. A dor é intensa, inesperada e pode se repetir muitas vezes durante o dia. O paciente muda sua vida pessoal, social e tem tendência a desenvolver depressão.
A alteração do nervo pode ser de causa desconhecida mas também pode ter sido causada por uma lesão por herpes zoster, alguma cirurgia ou outra patologia que tenha lesionado o tecido nervoso.
A dor facial pode ser na região da mandíbula, da maxila ou região do olho, podendo também ser múltipla atingindo toda a face. Estímulos como falar e comer ou um simples tocar na região podem desencadear a dor. Os pacientes relatam dor em forma de choque, fisgada, dor que sobe para a cabeça ou ainda uma agulha intensa e inesperada.
Os medicamentos que bloqueiam a dor no SNC são os de eleição e muitas vezes devem ser ajustados a medida que a dor vai se perpetuando. Casos mais leves conseguem conviver bem com o remédio, outros partem para terapias mais invasivas como a técnica do balão ou radiofrequência que visam lesionar o nervo para que ele pare de funcionar e como consequência também pare de doer. A recidiva no entanto é bem comum, e a dor volta de forma intensa.
A laserterapia entre outros efeitos age na regeneração das células nervosas e mostra-se uma alternativa para o tratamento da neuralgia. Diferente da abordagem farmacológica, que tua somente na sintomatologia, a Laserterapia promove a regeneração celular, levando a normalização do limiar de dor e função nervosa e portanto revertendo de forma eficaz os sintomas.
Os efeitos são percebidos em até 24h após a aplicação, e ao decorrer do tratamento é esperada a redução gradual na intensidade e frequência da dor. O medicamento é então gradualmente removido e as sessões passam a ser menos frequentes até a completa remissão da dor.
Ainda, o tratamento com Laserterapia local pode ser complementado com a Laserterapia Sistêmica (Ilib modificado) contribuindo para uma resposta ainda melhor ao tratamento.
Desta forma, a Laserterapia passa a ser um tratamento alternativo ou adjuvante para a resolução da Neuralgia do Trigêmeo, não tendo contraindicações nem efeitos colaterais além de ser indolor e não invasivo.
Você paciente, procure um Dentista Habilitado em Laserterapia para iniciar o quanto antes o seu tratamento!
Você profissional Dentista, vem aprender com a gente como realizar o tratamento da Neuralgia do Trigêmeo na Habilitação em Laserterapia na SLMandic -unidade Campinas! (próxima turma 23 de Março de 2020! acesse o link: https://www.slmandic.edu.br/cursos/odontologia/unidade/campinas#c=4944
Um grande abraço,
Profa. Dra. Daiane T. Meneguzzo