O que é?
A neuralgia do Trigêmeo é uma disfunção do nervo trigêmeo (nervo craniano V), o qual transmite as informações da sensibilidade da face ao cérebro. A causa da disfunção do nervo trigêmeo é geralmente desconhecida. A neuralgia produz episódios de dor intensa e lancinante, os quais duram de alguns segundos a minutos.
Embora não existam exames específicos para a identificação da neuralgia do trigêmeo, o diagnóstico é feito por um neurologista que descarta a possibilidade de ser outras lesões.
Ação do laser
O laser atua bioestimulando a regeneração do tecido nervoso lesionado, estabilizando os potenciais de ação da célula nervosa, e também sua ação analgésica traz grande benefício ao paciente
Qual a vantagem quando comparado ao tratamento convencional?
A laserterapia consegue diminuir os episódios de dor, intensidade da dor além do paciente gradativamente conseguir ficar sem a medicação. Em alguns casos a cura total é alcançada.
A laserterapia se feita frequentemente faz com que não seja necessário o uso de medicamentos, além de não ter efeitos colaterais e ser uma técnica indolor e rápida (aproximadamente 30 min cada sessão).
Como os episódios de dor são curtos e recorrentes, as medicações analgésicas típicas não são eficazes, mas outros medicamentos podem aliviá-los, especialmente certos remédios anticonvulsivantes (carbamazepina, fenitoína, baclofeno). No entano não é raro estes medicamentos pararem de fazer efeito. Ainda, a laserterapia pode evitar que técnicas cirúrgicas como o balão, radiofrequência, entre outros tratamentos que visam interromper o funcionamento do nervo sejam realizados. Estes procedimentos podem deixar graves sequelas e por isso o ideal é que sejam evitados.